23.8.09

MILAGRES DA MEDICINA

Lentes de contato com células-tronco podem curar a cegueira
 
Pesquisadores da Universidade de South Whales, na Austrália, desenvolveram uma lente de contato especial feita a partir de células-tronco. A técnica, capaz de substituir células danificadas por células saudáveis na região ocular, é vista como uma esperança para que deficientes visuais voltem a enxergar. 

Para a realização das análises, primeiramente, foram retirados uma parte (menos de um milímetro) de tecido da córnea de cada um dos três pacientes testados até agora. Depois do recolhimento do tecido, partiu-se para o cultivo das células-tronco deles na lente de contato. 

As córneas dos pacientes foram higienizadas para evitar infecções e as lentes foram inseridas nos olhos dos pacientes através de um micro-procedimento cirúrgico. Dentro de 10 a 14 dias (tempo que variou de um paciente outro), as células tronco substituíram as células danificadas. 

Segundo os pesquisadores, se utilizadas por mais tempo, as lentes podem até reconstituir a córnea do paciente. Dos três participantes da pesquisa, todos totalmente cegos, dois voltaram a ler letras grandes e um recuperou totalmente a visão.

Mais informações
AQUI!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.