8.7.09

feriado ???


FERIADO DE QUE MESMO  ? ?

O FERIADO DE 9 DE JULHO

Por que o feriado de 9 de julho se restringe apenas ao estado de São Paulo? O que motivou as denominações de famosas avenidas da capital como, a 9 de julho e a 23 de maio, e de ruas, com o nome de MMDC? O que elas têm em comum? É que ambas tem a ver com a Revolução Constitucionalista de São Paulo de 1932.

Em 1932 São Paulo uniu-se em torno de uma bandeira chamada democracia – desejava uma Constituinte para arrumar as leis de um país que dava a impressão de marchar para uma ditadura com Getúlio Vargas no poder. Junto com uma causa tão nobre, no entanto, havia problemas na área social, os empresários paulistas ficaram irritados com o aumento de 5% dado pelo Governo Federal, aos salários dos trabalhadores, também não viam com bons olhos a idéia de Vargas legalizar os sindicatos.

O drama político dos paulistas de 1932 era este: avançava-se no calendário da democracia, mas atrasava-se o relógio da chamada questão social porque prejudicava os trabalhadores.

A sigla
MMDC teve origem na Praça da República, no dia 23 de maio de 1932 quando morreram quatro estudantes (Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo) em confronto com militares e civis favoráveis à Vargas. A MMDC era uma organização civil clandestina onde se usavam codinomes e se fornecia treinamento militar.

É isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.