29.12.09

Metas

Como traçar metas com objetividade e clareza

Todo fim de ano é a mesma história. As pessoas começam a fazer promessas e traçar metas para o ano novo. Na maior parte das vezes, essas promessas e metas durante até a primeira semana de janeiro. Depois, quase tudo volta a ser como antes. Para evitar cair nessa armadilha de novo, eis aqui um plano básico para traçar metas com objetividade e clareza.

Passo 1: Diferencie um sonho de uma meta

Muita gente se atrapalha ao colocar seus sonhos como metas a serem realizadas no ano que entra. Para não cair nesse erro, entenda a diferença entre um sonho e uma meta. O sonho é algo que você deseja, enquanto a meta é o seu sonho com um prazo determinado para acontecer. Nisso, as promessas de ano novo são boas, pois trazem consigo um dead-line próprio.


Passo 2: Seja preciso

“Emagrecer” pode ser um sonho de muita gente. “Emagrecer em 2010″ já começa a se assemelhar a uma meta. “Perder 10 quilos até o dia 31 de dezembro de 2010″ já é algo muito mais específico.
Quando você é preciso ao traçar uma meta, sabe bem quando poderá tê-la como meta cumprida. Por exemplo, se você pensar só em “Emagrecer”, poderia dar baixa ao perder 100 gramas?

Passo 3: Registre a meta

Pensar em metas é muito interessante, mas registrá-las é ainda melhor. Ponha suas metas precisas em papel, ou em algum sistema eletrônico que você confie. Crie uma rotina de revisá-las constantemente para que elas não se percam com o desenrolar do ano.

Passo 4: Defina um plano de ações

Ok, você já sabe que quer perder 10 quilos até o dia 31 de dezembro de 2010. E aí? O que fará para conseguir essa meta? Provavelmente, terá que dormir mais, alimentar-se melhor, fazer exercícios e tomar bastante água. O plano de ações também deve ser registrado e revisado além de, é claro, ser seguido por você mesmo.

Passo 5: Aja e acompanhe

De nada vai adiantar você traçar as metas se não agir para cumpri-las. Tendo um plano de ações em mãos, você deve saber o que tem que ser feito. Então não procrastine, somente faça. E acompanhe regularmente seu plano e suas ações durante o ano para saber se você está indo em direção das metas ou se afastando delas.

Assim, quando o final de 2010 estiver chegando, você vai poder revisar a lista que fez há um ano e observar o que conseguiu dar baixa e o que não conseguiu. Se aprendeu com os erros, vai ter um novo ânimo para tentar novamente em 2011.

Fonte:http://fatorw.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.