2.4.10

A solução

Dieta vegetariana é uma solução

Segundo a Food and Agriculture Organization (Organização para a Agricultura e Alimentação, FAO, na sigla em inglês) da ONU, a maior parte dos grãos cultivados no mundo é utilizada para alimentar animais de criação. Mesmo que depois estes animais viessem a alimentar todas as pessoas – e este não é o caso –, não se justificaria tamanho desperdício: são necessários entre 11 e 17 calorias de proteínas de grãos para criar uma única caloria de proteína de carne bovina (a carne de peixe, frango ou porco não oferece grande variação nestes valores).

Para se ter ideia do tamanho do desperdício, um exemplo: um gato de estimação norte-americano consome, em média, mais grãos por dia, indiretamente, do que um ser humano come diariamente na Ásia, na África ou na América Latina.

É por essas e outras que a maioria dos ambientalistas defende a dieta vegetariana. No Brasil, segundo o Instituto Cepa, um boi precisa de um a quatro hectares de terra e produz, em média, 210 quilos de carne, no período de quatro a cinco anos.

No mesmo tempo e na mesma quantidade de terra, produz-se, em média oito toneladas de feijão, 19 de arroz, 22 de maçã, 23 de trigo, 32 de soja, 34 de milho, 35 de cenoura, 44 de batata e 56 de tomate, por exemplo. Sem falar que é possível obter duas ou até três safras por ano desses vegetais combinados, aumentando essas quantidades.

Fonte: www.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.