21.9.09

Alimentação saudável



São Paulo adere à campanha “Segunda sem Carne”

A Sociedade Vegetariana Brasileira, em parceria com a Secretaria de Verde e Meio Ambiente de SP, lançará no dia 3 de outubro a campanha “Segunda sem carne”. A iniciativa quer incentivar os paulistanos a diminuírem, gradativamente, o consumo de carne no dia-a-dia, trazendo benefícios para a saúde e, também, para o meio ambiente

O consumo de comidas prontas e industrializadas foi ganhando cada vez mais adeptos a medida em que nossas vidas foram ficando mais corridas. Esses hábitos alimentares podem até se encaixar muito bem em nossa rotina, mas têm um custo alto para a nossa saúde e, também, para o meio ambiente. 

Pensando nisso, a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, em parceria com a SVMA– Secretaria de Verde e Meio Ambiente de São Paulo, lançará na capital paulista a campanha “Segunda sem Carne”. A intenção é incentivar os moradores da cidade a deixarem de consumir carne, pelo menos, uma vez por semana – às segundas-feiras – e, assim, proporcionar uma reflexão sobre nossa alimentação cotidiana, que muitas vezes é pobre em nutrientes pelo simples fato de desconhecermos a variedade de hortaliças e verduras disponíveis para consumo. 

Segundo a SVB, a carne foi escolhida para protagonizar a campanha devido a sua produção insustentável, que vai muito além das questões que envolvem o sacrifício dos animais. Ao eliminar – ou, pelo menos, diminuir – o consumo de carne, reduzimos, também, o desperdício de água e proteínas vegetais, o desmatamento e a desertificação. Além de contribuirmos para a redução do rebanho bovino e, consequentemente, da emissão de metano. 

A campanha teve início fora do Brasil, nos EUA, em 2003 – onde é conhecida como “Meatless Monday” – e ganhou repercussão na mídia quando Paul McCartney deu início ao movimento na Inglaterra. Aqui no Brasil, a iniciativa ainda engatinha, mas já tem o apoio de entidades importantes, como o Greenpeace. 

O lançamento oficial da Campanha, em SP, acontecerá no Parque do Ibirapuera, no dia 3 de outubro. Mas já estão disponíveis, no site do movimento, uma série de informações bacanas para quem quer saber mais e, até mesmo, aderir à iniciativa. 

Débora Spitzcovsky
Planeta Sustentável - 17/09/2009 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos.